26 de nov. de 2009

Florianópolis: uma cidade Gay Friendly


Secretário de turismo de Florianópolis também apóia o Blogay Floripa


Por Fernanda Martinelli

Em sua opinião, Florianópolis é uma cidade gay friendly? Não há duvida que a capital mais querida do Brasil vem despontando no turismo gay, onde bares, restaurantes e pousadas apostam em destinos e eventos para o turista deste segmento de todo o país.

Nos últimos anos, muito se foi conquistado para o público gay de Florianópolis. A Parada da Diversidade, por exemplo, foi uma conquista da Associação dos Empreendedores GLBTS de Santa Catarina, precisamente na pessoa do ex vereador Tiago Silva, um dos idealizadores e organizadores do projeto. “Ninguém acreditava na idéia, falavam que não passariam de 500 pessoas, mais a parada foi um sucesso desde a primeira edição, conseguimos reunir cerca de 30 mil pessoas”, afirma Tiago.

Para o Secretário de turismo de Florianópolis, Mário Cavallazzi, o turismo gay muito interessa para o município, “o público gay é extremamente fiel e investidor, ele procura por qualidade, e para Florianópolis isso é positivo”, garante Cavallazzi.

Com a lei aprovada em setembro de 2009 de autoria do vereador suplente Tiago Silva, homofobia em Florianópolis nunca mais, pelo menos são o que eles esperam. “Nós também temos o direito de sair de mãos dadas com nossos parceiros, chega de discriminação, somos iguais a todos”, diz Selma Light . Com a lei fica proibida a prática de preconceito e/ou discriminação sexual, impedir a locação, compra ou aquisição de um bem material, hospedagem em hotel e demissão direta ou indireta do empregador sem justa causa, dentre outras.

Vários artigos na web são escritos para falar de Florianópolis como uma cidade simpatizante, não é a toa que a capital está entre os cinco destinos mais procurados pelos gays no Brasil e uma das mais escolhidas também no mundo. Além de suas belas praias e belezas naturais a capital conta também com lugares destinados para o mercado consumidor gay, casas noturnas, pousadas e restaurantes têm pacotes especiais para este público.

Segundo o proprietário da pousada Natur no Campeche, Talmir Duarte, o público gay procura por inovação e qualidade no atendimento. “O público segmentado gosta de passeios exóticos, piscina, sauna e de ser tratado com sensibilidade” afirma Talmir. Na alta temporada, de dezembro a março, são registrados 80% de ocupação na pousada natur, 20% desses são gays. “Eles são fiéis, não se importam em investir em qualidade”, diz.

Diante dessas questões posso afirmar que Florianópolis é sim uma cidade simpatizante. Possuímos lei contra a homofobia, destinos turísticos, eventos e casas noturnas para o público e Parada do orgulho Gay de Floripa.

Viva a Diversidade!

1 comentários:

Thaiany Kremer disse...

O público GLBTS está crescendo cada vez mais em floripa e isso é bom para deixar de lado os preconceitos que ainda existem quanto a esse assunto.. com o aumento de oportunidades como baladas, o publico tem buscado cada vez mais a procura de nossa cidade na qual acaba sendo coquistada com carinho pelos mesmos.

Postar um comentário